top of page
Buscar

Tudo Integral

  • Lorenna Marta
  • 21 de out. de 2016
  • 1 min de leitura

A farinha de trigo integral é muito utilizada em dietas e para regular o intestino, entre outros benefícios. Porém, muitos se enganam quando pensam que ela é menos calórica do que a farinha de trigo branca.

O que ocorre é que a farinha branca passa por um processo de refinamento que retira praticamente todos os seus nutrientes e benefícios. E isso faz com que ela seja absorvida rapidamente pelo nosso corpo, liberando imediatamente glicose no sangue, porém sem dar a sensação de saciedade. Assim, queremos comer logo outra vez.

A farinha integral já não passa por esse processo de refinamento e, com isso, ela acaba preservando os seus nutrientes, vitaminas, proteínas, fibras e minerais, como as vitaminas B1, B6, magnésio, selênio, zinco, o que não é o caso da farinha branca.

A farinha integral é utilizada para redução de peso não porque é menos calórica, mas sim pelo fato de que ela aumenta a sua saciedade, diferente da branca. Ela te deixa mais satisfeito por mais tempo, pois o seu processamento no organismo é lento, fazendo com que você coma menos. Ela libera o açúcar no sangue gradativamente. Isso ajuda quem faz exercícios, pois, com a liberação devagar da glicose no sangue, isso consegue deixar a pessoa com mais energia por mais tempo.

Além disso, para quem quer reduzir o colesterol, a glicose e regular o intestino, a farinha integral deve ser consumida por causa das fibras. É possível fazer várias receitas com a farinha integral (citar alguma aqui seria interessante), podendo substituir a farinha branca. O resultado é uma alimentação mais saudável e com mais nutrientes.

@2016 - Alimentação Saudável e Nutrição 

bottom of page