top of page
Buscar

Mundo Fitness - Entrevista com estudante de Educação Física

  • Grande Reportagem
  • 1 de nov. de 2016
  • 3 min de leitura


O estudante de educação física da UnB, Leonardo Tavares, 21 anos, veio compartilhar conosco todo o seu conhecimento sobre o mundo fitness e os benefícios que a adesão a esse novo estilo de vida pode nos trazer. Que tal dar uma olhada?


ENTREVISTA


O estilo de vida considerado “fitness” tem se tornado cada vez mais comum, a que se deve o crescimento no número de adeptos deste estilo de vida?


Esse crescimento se dá muito pelas mídias portáteis que temos como Instagram, Facebook, WhatsApp, pois a partir desses meios sociais temos contato com a vida de todos principalmente as dos famosos que, de um tempos pra cá, têm adotado uma vida regrada de alimentação saudável e exercícios físicos regulares o que basicamente define o estilo de vida fitness. Desta forma, começam a se preocupar mais com a própria saúde e acabam por ter uma consciência maior no que diz respeito à educação alimentar e consciência corporal, sabendo que as duas em conjunto podem lhes dar uma vida mais longa e livre de algumas doenças, passam a adotar como uma forma de viver.


Quais as dificuldades que as pessoas têm para conciliar uma dieta saudável com exercícios físicos?


Acredito que as principais dificuldades são encontradas na conciliação do tempo entre trabalhar, fazer exercícios físicos e dentro disto encaixar uma alimentação com horários e porções regradas, já que muitas vezes dentro do emprego, não se pode sempre comer ou as vezes acabamos não obtendo um intervalo adequado para o lanche ou até mesmo para o almoço por conta de serviço acumulado ou coisas semelhantes.


Quais são as consequências a longo prazo da adesão de uma alimentação saudável e um estilo de vida que envolva exercícios físicos de tipos variados?


Os benefícios são incríveis, pois o exercício físico pode servir como uma válvula de escape do dia a dia, desta forma aliviando o estresse acumulado, bem como proporcionando benefícios para o sistema imunológico, circulatório e também respiratório. Trazendo uma melhora de vida e aumento do vigor físico. Em relação à alimentação, os benefícios são tão grandes quanto os exercícios, já que proporcionam um maior suporte de nutrientes para todo o corpo ocasionando uma melhora nas funções de muitos órgãos e músculos fazendo com que o indivíduo possa ter estabilidade corporal.


A alimentação influência de forma decisiva na busca por uma vida mais saudável? Qual a sua importância?


A alimentação saudável é de suma importância, pois pode garantir que o indivíduo não desenvolva doenças relacionadas a falta de nutrientes essenciais, auxilia nos tratamentos de doenças e contribui na estabilidade do peso corporal.


Quais são os alimentos ideais para que as pessoas consigam executar as atividades físicas de forma mais eficiente?


Não sou muito adepto de especificar quais são os alimentos perfeitos ou os melhores, acredito que para cada objetivo há uma dieta e alimentos que te levam ao resultado desejado.


Qual adaptação é a mais difícil para quem deseja se tornar fitness? A alimentação ou os exercícios físicos?


Creio que a alimentação é um fator muito difícil para todos, já que normalmente os hábitos alimentares não são muito bons e ter uma mudança no que se pode ou não comer e no horário que se pode ou não. Tal fator é um empecilho pertinente na vida daqueles que procuram seguir esse caminho.


Como o estilo de vida moderno influencia na alimentação das pessoas?


Nos dias de hoje, estamos vivendo em guerra contra o tempo o que pode atrapalhar muito na questão da alimentação, já que se alimentar em horários certos é essencial para obter bons resultados e essa falta de tempo é prejudicial para o processo.


Há dificuldade para encontrar os alimentos específicos consumidos por aqueles que desejam tornar-se mais saudáveis?


Dificuldade de encontrar os alimentos eles não terão, porém, o preço de alguns dos alimentos pode prejudicar a compra para alguns que desejam seguir o estilo de vida fitness e não têm condições de comprar esses produtos de preço elevado, como por exemplo, alimentos sem glúten ou lactose. Mesmo com esse empecilho que não chega a ser expressivo a ponto de tornar inviável essa forma de viver, o mercado é bem abastecido e com um acesso enorme de alimentos.



@2016 - Alimentação Saudável e Nutrição 

bottom of page